Secretaria do Entorno de Goiás promove workshop de Programa de Compliance Municipal aos municípios do Entorno
- Gilson Paulo
- 30 de jun.
- 1 min de leitura

Secretaria está levando para o Entorno, em parceria com a CGE, modelo de Compliance Público do Governo de Goiás , 1º lugar em transparência no Brasil
A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), promoveu, nesta quarta-feira (26), um workshop do Programa de Compliance Público Municipal (PCM), voltado à capacitação de gestores municipais da Região Metropolitana do Entorno (RME). O encontro foi realizado na SEDF-GO, em Brasília, e reuniu representantes de sete municípios: Luziânia, Planaltina de Goiás, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Águas Lindas e Formosa.
Criado em 2022, o Programa de Compliance Público Municipal tem como objetivo fomentar a adoção de mecanismos de integridade institucional, controle interno, transparência, participação cidadã e prevenção à corrupção nas administrações locais. A gerente do Programa da CGE, Marcella Chaves, conduziu a abertura do evento com uma apresentação sobre o histórico e os principais resultados da iniciativa.
A programação incluiu palestras sobre os quatro eixos fundamentais do PCM: Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos.
Durante o evento, o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, destacou a relevância do programa como instrumento de transformação da gestão pública municipal:
"O cidadão lá fora quer ver uma gestão transparente, eficiente. Ele quer saber onde o recurso está sendo investido. Então, o que nós queremos aqui é fortalecer os nossos vínculos com as cidades do Entorno".
O gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José, reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da integridade pública nos municípios:
“Estamos à disposição para continuar fomentando esse trabalho e levando mais integridade aos municípios do Entorno.”