Primeira "Superlua" do Ano é Vista no Céu de Brasília
- Gilson Paulo

- 14 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

Os moradores do Distrito Federal puderam observar a primeira "superlua" do ano, nesta terça-feira (14). O fenômeno, que ficou visível a olho nu, ocorre porque a lua está em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra e coincide com a fase da lua cheia.
Vários observadores se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar a "superlua", que começou avermelhada no horizonte e aos poucos tomou a cor natural. Segundo especialistas, a lua nasceu às 18h03, no entanto, como o céu estava nublado, demorou cerca de 20 minutos até aparecer.
O fenômeno desta terça é conhecido como a "superlua de morango", apesar de não ter coloração vermelha. Ela foi batizada com esse nome porque, no Hemisfério Norte, seu surgimento coincide com o período de colheita da fruta.
Em 2022, além desta terça-feira, será possível observar a "superlua" em outras duas datas: 13 de julho e 12 de agosto. Ainda em junho, outros eventos astrológicos vão embelezar o céu.
No dia 24, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão em ordem. Os cinco planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu.
O alinhamento ocorre pouco antes do nascer do sol. No mesmo dia, a lua crescente também estará alinhada aos planetas, brilhando entre Vênus e Marte.
Fonte: G1







